31 de mar. de 2017

Florescer a Luz das Estrelas



ARIES – O PROBLEMA DA CONTINUIDADE DO EU


Em 14/04/2016 – Realizamos o primeiro Florescer a Luz das Estrelas do signo de Aries. Eis aqui um pequeno resumo do que foi trabalhado.

                Aries é o primeiro signo do Zodíaco,  dotado  de coragem, iniciativa e força busca  diferenciar-si buscando sua própria identidade. Mas o que afinal significa esse termo? Identidade, em origem, significa “o mesmo quê”, isto é, ser o que realmente somos. Esta é grande tarefa de Aries: iniciar a jornada em busca de si mesmo, por isso  é impulsivo e cabeçudo, pois precisa abrir novos caminhos em busca de si mesmo.
            Aries nos disponibiliza a coragem e a ousadia para buscar nossa identidade, para nos diferenciar do todo sem, contudo, nos desligar dele. Como todos nós temos Aries em nosso mapa astral, buscamos também nos individualizar: queremos nos tornar únicos, autênticos, queremos saber e realizar aquilo que somos. Ao afirmarmos determinada característica não apenas afirmamos o que somos, mas também dizemos tudo com o quê não nos identificamos: ao dizer que sou brasileiro, digo implicitamente que não sou alemão, mexicano ou chinês. A afirmação de identidade está sempre ligada ao que nos é diferente, reconhecendo que somos parte de uma diversidade. Criamos nossa identidade nos tornando quem realmente somos, únicos e integrados, capazes de contribuir para a evolução do Universo.
            O grande segredo de Áries é o  segredo dos inícios, dos ciclos e da oportunidade emergente Mas estando sempre novo, como podemos falar em identidade? Como podemos dizer que somos “o mesmo quê” se estamos sempre mudando? Áries invoca o problema filosófico da “continuidade do eu”, como podemos falar em uma
identidade se nos transformamos tanto ao Longo da vida? O que podemos falar que permanece o mesmo ao longo de nossas vidas?
            O filósofo John Locke propõe uma resposta: é a nossa consciência, nosso conjunto de sensações passadas e atuais que formam aquilo que somos. É o fato de que podemos olhar para trás e nos reconhecer como sujeitos, como agentes frente ao mundo que nos cerca. Nossa consciência, tal como o signo de Áries, busca a auto-afirmação, fazendo valer a sua vontade e causando um impacto no mundo que o cerca, qualquer que seja o meio utilizado.
            Através de nossa consciência, podemos invocar nossas ações passadas, o conjunto de realizações que nos fizeram ser quem somos. Mas Aries não é só o passado que evocamos enquanto sujeito, mas também o sujeito que queremos ser. Áries quer ir em frente, dotado de muita adrenalina, quer ir aonde ninguém foi. É a própria vontade, aquilo que nos move. E é através desse desejo de mudança que podemos vislumbrar  nosso futuro: fazemos promessas e projeções do que queremos ser, daquilo que vamos trabalhar para nos tornarmos.
            Áries representa bem esse aspecto: Quer ir e agir. Tem um forte senso de descoberta e impaciência para experimentar o mundo ao redor. Impulsivo, não aceita derrotas, é apaixonado e volátil. É a força para modificar e quebrar padrões, pois é sempre um novo início. Portanto, em Áries, somos lembrados a iniciar uma nova vida e a fazer com que as coisas existam, coisas que nos capacitarão a ter um novo acesso aos mistérios da criação.
Ø  Coordenação de Ana Lucia (astrologia e terapeuta holística) e
                           Tomaz Yanomani (filósofo).
Ø   O grupo é aberto, não tendo o participante que frequentar todos os encontros
Ø  Custo de R$ 55,00, por participante, por encontro.
Ø  Os encontros acontecem sempre as quinta feiras. É necessário confirmar sua presença por e-mail (analucia@terapeutaolistica.com.br ou tomazyanomani@gmail.com) até dois dias antes de cada encontro.



 Dia 06/04/17 -  Teremos o Florescer a Luz das Estrelas de Áries com um novo filósofo. Venha participar

Nenhum comentário:

Postar um comentário