Florescer a Luz das Estrelas



Florescer a Luz das Estrelas

Para o filósofo grego Aristóteles, todas as ações humanas possuem um fim, um propósito, e o fim último de todas elas seria nossa própria felicidade. Além disso a palavra grega utilizada pelo filósofo remete também a outro sentido: o florescimento de nossas potencialidades enquanto seres humanos. Ser feliz significa estar no caminho de sermos seres humanos plenos.

Sob esse ponto de vista, o nosso desenvolvimento pessoal tem de estar atrelado a um exame constante de nossas ações, em especial ao cuidado que temos com nossos sonhos, nossa índole, nossa ética. 

O programa Florescer a Luz das Estrelas tem como objetivo relacionar diferentes propostas filosóficas sobre o Cuidar de Si e sobre ética a cada um dos signos do zodíaco. Dessa forma, podemos entender como a energia de cada signo  pode nos ajudar a nos tornamos pessoas melhores, em busca não apenas da felicidade própria, mas do desenvolvimento de todos que nos cercam.

Ø  Coordenação de Ana Lucia (astrologia e terapeuta holística) e Tomaz Yanomani (filósofo).
Ø   O grupo é aberto, não tendo o participante que frequentar todos os encontros
Ø  Custo de R$ 50,00, por participante, por encontro.
Ø  Os encontros acontecem sempre as quinta feiras, de 19:00 as 21:00h.
Ø  É necessário confirmar sua presença por e-mail (analucia@terapeutaolistica.com.br ou tomazyanomani@gmail.com) até dois dias antes de cada encontro


Veja os Filósofos e os Signos já trabalhados:

v  Dia 26/11/15  -  Sagitário – Filósofo: Aristóteles
Sagitário nos ensina que é necessário ter um objetivo para agir, caso contrário, estaremos sempre realizando ações dispersas, sem nos importarmos com nossa obra a realizar. Nossa principal obra  e fim de todas as nossas ações é a nossa felicidade. Tudo o que realizamos e tudo o que fazemos é em prol da nossa felicidade. 
A felicidade pode ser facilmente confundida com ser alegre ou estar bem humorado. Para Aristóteles, podemos identificar a felicidade com o desenvolvimento de nossas potencialidades enquanto seres humanos, isto é, com a constante busca por ser melhor. A habilidade mais importante que temos enquanto seres humanos é nossa capacidade de nos guiar por aquilo que é certo, bom, e não pelo que é fácil ou conveniente. E esta deveria ser a característica definidora de nós.
No entanto, como toda a habilidade, é preciso treinar para aperfeiçoá-la. Agir bem significa agir com virtude e isso demanda tempo e prática. O caminho a ser traçado não possui regra clara sobre o que devemos fazer para agir bem, mas se nos empenharmos em fazer a coisa certa, podemos, apesar dos erros que vamos cometer, adquirir o hábito de agir de forma ética. 
Sagitário é a flecha que aponta nossos objetivos, nossas metas, nossos fins, mas também nos lembra que cada passo deve ser dado com ética.

v  Dia 21/01/16 – Signo Capricórnio – Filósofo Kant
Nós, seres humanos, carregamos inatamente o direito à dignidade, e nenhuma lei pode nos negar isso. Portanto, temos a obrigação de respeitar o outro, não importa quem ele seja. Capricórnio sabe disso e entende que o dever é o limite de nossa ação. No entanto, não podemos considerar que o dever é algo exterior, como uma lei imposta sobre nós. Dever significa o compromisso que estabeleci para mim mesmo.
A energia de Capricórnio nos inspira a buscar nossa autonomia, isto é, nossa capacidade de criar leis para nós mesmos. Somos livres, sim, mas somente porque podemos recusar fazer aquilo que não é bom, não é correto. Somos livres porque podemos criar nossas próprias regras de conduta, nossos próprios limites.
No entanto, nossa lei precisa estar em consonância com a nossa dignidade e a do outro. Não podemos guiar nossas ações apenas pelo interesse próprio, a lei que estipulo pra mim deve valer também para o outro e em todas as situações, somente assim ela terá a autoridade que  uma lei necessita.

Capricórnio nos lembra que devemos ter autoridade sobre nós mesmos e que isso só é possível na medida em que respeito os outros e meus próprios compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário