MERCÚRIO – NA ASTRONOMIA:
Diâmetro: 4.880 km – 38% do diâmetro da Terra
Massa: 5,5 % (0,055) da massa da Terra
Gravidade superficial: 36% da gravidade terrestre
Período de rotação: 58,65 dias terrestres
Duração do ano: 87,97 dias terrestres
Excentricidade: 0,2056
Distância média ao Sol: 57.900.000 km ou 0,3871 UA
Número de luas: 0
Idade: 4,6 bilhões de anos
Mercúrio é o planeta do sistema solar mais próximo do Sol, não possui atmosfera por isto não há distribuição de calor: durante o dia sua temperatura média pode chegar a 400º C e à noite cair a extremos de -170º C.
A composição química de Mercúrio é muito parecida com a da Terra: silicatos e basaltos.
A maior parte das crateras existentes em sua superfície foi causada por meteoritos que caíram no planeta, principalmente na fase inicial de sua vida.
MERCÚRIO, NA MITOLOGIA: O MENSAGEIRO DOS DEUSES
Filho de Zeus e Maia, a mais jovem das Plêiades, já nasceu demonstrando astúcia e habilidade. Logo que desvencilhou-se das fraldas, saiu para roubar os bois que estavam sob a responsabilidade do irmão Apolo. Para despistar o deus dos oráculos calçou as sandálias ao contrário e amarrou galhos nas caudas dos animais com o intuito de apagar os vestígios, e os escondeu numa gruta em Pilos. Acusado por Apolo, negou tudo. Zeus, conseguiu convencê-lo das faltas cometidas e obrigou-o a jurar que nunca mais mentiria. Hermes concordou , mas não prometeu dizer a verdade por inteiro.
É comumente representado com alguns instrumentos:
§ as sandálias aladas e o chapéu de abas lhe dão agilidade e rapidez para levar as mensagens;
§ a bolsa símbolo dos lucros do comércio e doador de bens.
§ o caduceu (bastão com duas cobras enroladas), trocado com Apolo por uma lira, que havia feito a partir do casco de uma tartaruga. O Caduceu é um símbolo antigo, conhecido entre os hindus e os povos da Mesopotâmia. No seu simbolismo encontra-se a integração dos 4 elementos: a vara é a terra, as asas, o ar e as duas serpentes: a água e o fogo. Na visão oriental é o eixo do mundo ou a coluna vertebral e os dois ofídios a manifestação da Kundalini, um instrumento capaz de liberar uma energia altamente transformadora, daí o seu fantástico poder de cura. Portanto, Hermes usava o caduceu para curar, para prever o futuro e para guiar as almas dos mortos na travessia do rio Aqueronte.
Mercúrio é, portanto, aquele que distribui, transporta, comunica, ensina e protege. Considerado o Mensageiro dos Deuses, psicopompo (condutor de almas), protetor dos viajantes e dos comerciantes, devido sua agilidade, astúcia e esperteza. Como mensageiro de Zeus exerce a comunicação levando os recados do rei dos deuses a quem quer que seja e onde estiver. Como psicopompo, serve a Plutão e Perséfone, conduzindo as almas dos mortos através do Hades, local de expiação e purificação. Os viajantes costumavam erigir nas encruzilhadas pequenos monumentos feitos de pedras para receber dos deuses proteção e bons lucros.
É praticamente o único capaz de transitar pelos 3 níveis do cosmo: o olímpico (céus), o telúrico (terra) e o ctônio (infernos) sem ser importunado.
Deus da comunicação em todos os níveis, tem como divindades similares o egípcio Thot (criador mítico dos hieróglifos) e o escandinavo Odin (criador mítico das Runas). Teve muitos filhos entre eles: Hermafrodito (filho de Afrodite) Pã e Eros.
Seu templo ficava situado próximo ao centro comercial de Roma e o encarregado do mesmo tinha como atribuições fiscalizar a distribuição de trigo ao povo e organizar a “Associação dos Comerciantes”.
MERCÚRIO, NA ASTROLOGIA:
Mercúrio simboliza nosso lado intelectual, a forma como aprendemos e como nos comunicamos, trocando idéias e informações. Mercúrio nos possibilita a capacidade particularmente humana de meditar conscientemente acerca do Eu e daquilo que estamos fazendo.
Vivemos numa sociedade onde a máxima é comunicar: “Quem não se comunica se estrumbica”. As televisões, rádios, internet e bancas de jornal estão repletas de programas, sites, revistas e jornais com este intuito. Nunca se dispôs de tantos instrumentos e meios de comunicação Paralelamente nunca foram tantos os mal-entendidos, o isolamento e a falta de compreensão entre as pessoas. A influência dos meios de comunicação tornou-se muito forte em nossa vida. Deixamos que eles ditem para nós a forma de ver o mundo, nossos valores e crenças, ao invés de nos comunicar internamente e de conectar com nossos verdadeiros pensamentos. Vivemos numa sociedade voltada para fora onde a conexão com nosso mestre interno, com os ritmos da natureza e com nossos ritmos internos foi rompida. É preciso re-estabelecer a conexão. É preciso aprender com Mercúrio como ser um atravessador de fronteiras, como usar a mágica de mudar nossas crenças, percepções e expectativas para mudar nossa concepção da realidade e conseqüentemente mudar a realidade.
Esta é a grande tarefa de Mercúrio, como mensageiro dos dois mundos, ir em nosso inconsciente e buscar nossos anseios, nossos valores, nossa mentalidade (do latim mentalis = alma) e comunicá-la ao nosso consciente para que possamos expressar nosso Ser através do intelecto, através de nossa inteligência. Para isso precisamos aprender algumas lições:
A primeira delas é a da objetividade. Como falar pouco e ser entendido mais? Nunca se dispôs de tantos instrumentos e meios de comunicação. Em contrapartida nunca foram tantos os mal-entendidos, o isolamento e a falta de compreensão entre as pessoas. Falamos muito, fofocamos em demasia e fazemos pouco. Nos pré-ocupamos para evitar uma real ocupação.
Às vezes nos colocamos em encruzilhadas sem saber que caminho seguir, sem saber o que é certo e errado. Ficamos na dúvida e não agimos. Isso gera angústia e insatisfação. É preciso aprender que quando realmente queremos fazer alguma coisa é só pedir ao nosso mensageiro interno, para que ele nos ligue com os meios necessários para a realização do plano. Tudo aquilo que pensamos, temos o poder de invocar. Tudo o que falamos voltará para nós, por isso é preciso aprender, com Mercúrio, a discernir o que queremos.
Mercúrio, como deus da voz e da linguagem nos ensina a usar nossa própria voz. Inventor do alfabeto,originalmente uma invocação mágica, nos ensina o poder dos rimos vibratórios, o poder evocativo dos cantos, dos mantras, das orações e dos nomes.
Mercúrio é alegre, volátil, flexível e curioso, por isso nos aconselha a não sermos “cabeça quente”, pois essa atitude não só é considerada estranha e inculta, mas também perigosamente distante do divino. Mantendo a cabeça numa vibração mais fria, possibilitamos ao cérebro uma supercondutividade em captar e transmitir informações. Devemos aprender que não há explicações para tudo, sempre há algo que nos escapa, nem por isso deixa de ser verdadeiro.
Na Astrologia Médica, Mercúrio rege o córtex cerebral, os pulmões e as mãos. Simbolicamente nos diz que o ar , o Sopro Divino deve circular e criar. Ao criar e ao nos expressarmos com as mãos podemos curar nossa dor. Ato de criar, cria a vida dentro de nós – as mãos tem autonomia
Concluindo:
§ Mercúrio representa o princípio da troca e da comunicação;
§ No signo: como é nossa comunicação, nossa capacidade de pensar, usar a razão, analisar e discriminar; como aprendemos;
§ Na casa onde estiver Mercúrio: onde o conhecimento se encontra disponível e as experiências exigem que um raciocínio lógico;
§ Os planetas em aspecto com Mercúrio são pontos que devem ser trabalhados para que uma boa comunicação, interna e externa possa acontecer;
Casa 3 – Integração e Comunicação
A Casa 3 é do elemento Ar e de qualidade Mutável. É o aprendizado no nível social e intelectual, representando todas as formas de intercâmbio de informações, comunicação, mídia, comercialização, o aprendizado que se dá pela aplicação da lógica, da razão e da curiosidade sem fim
Revela, portanto, as relações do indivíduo com seu meio social, seus costumes, sua inteligência prática, sua sociabilidade e a natureza de seus intercâmbios com os demais. Como funciona a mente, qual o impacto da nossa maneira de raciocinar sobre a vida em geral.
Denota ainda os primórdios da aprendizagem, a bagagem mental que acumulamos. É a mente inferior depósito de todas as informações. O signo da terceira casa e o planeta, se tiver algum, revelam quais os arquétipos de nosso corpo mental e moldam a percepção imediata da vida
Essa Casa tem como características básicas: curiosidade, inquietude, flexibilidade, percepção rápida e multifacetada, movimentação, conexão e interligação de fatos e circunstâncias
Se bloqueada pode causar dificuldades na aprendizagem, apego às idéias e formas de percepção, dispersão mental, dificuldade em movimentar de forma adequada no cotidiano, timidez, dificuldade de expressão.
Palavras-Chaves: integração, intercâmbio, irmãos, aprendizagem, comunicação, interpretação, mente racional
Nenhum comentário:
Postar um comentário