17 de fev. de 2018

REIKI

A ENERGIA REIKI E NÓS SERES HUMANOS

Maria Aida Arancibia Jensen

Mestre em Reiki.

Terapeuta : Reiki-Terapia – Florais -

Constelações Familiares Individuais - Cura Quântica.

Graduada (UCH) e Mestre em Administração (UFMG).

REIKI é uma palavra de origem japonesa na qual REI significa Energia Universal e KI Energia Vital do ser.
Muitos dos que se interessam pelo Reiki procuram algo que lhes possibilite modificar  a sua situação atual, como por exemplo, mudar de trabalho, morar em outra casa, livrar-se de tensões, etc.  Se temos planos, porque não os realizamos? O que nos paralisa? Na verdade ninguém nos impede de realizar nossos planos. O que acontece é que a mudança implica em correr algum risco: abandonar o conhecido e dar um salto no escuro. Isto provoca medo, insegurança e dúvida, isto nos paralisa. O conhecido pode não ser agradável, mas nos traz segurança. Em outras palavras, os obstáculos estão dentro da gente.
O Reiki pode nos ajudar a desenvolver a força e a ousadia para afastar os obstáculos que impedem a mudança. Isto pode ser feito aos poucos, tirando uma a uma as pedrinhas do caminho. Começando pelas menores fica mais fácil.
O Reiki é conhecido como um método natural de cura. No entanto, o Reiki de fato não realiza a cura. Ele fortalece nossa disposição para alcançá-la. Curamo-nos a nós mesmos, através de um trabalho conjunto com a energia Universal, pois ninguém cura a ninguém. É a gente que se cura. Trata-se de um processo de auto-cura. Cada um caminha no seu próprio ritmo.
Complementando o anterior, podemos dizer que o Reiki é um facho de luz, que sempre está presente mostrando-nos o caminho. Ele nos lembra o que somos: “seres de luz, cheios de força e, ao mesmo tempo, frágeis habitantes da terra, que necessitam encontrar o caminho de volta à luz” (Brigitta Zigler). 
Quando a conexão com a energia vital é consciente, aumenta a disposição para que nos reconciliemos com certos aspectos nossos (sombra) que, antes estavam inconscientes ou eram negados. Ao tomar consciência deles podemos agora, integra-os em nos.
Uma outra maneira de falar da energia Reiki  é dizendo que se trata de uma energia inteligente capaz de ativar em nós  aquilo que mais convêm  ao nosso processo de desenvolvimento. Atua conforme a intenção colocada, mas têm em vista  algo maior, mais global e amplo : o processo evolutivo da pessoa.
Acredito que, no momento, ninguém sabe dizer exatamente como o Reiki atua, mas, sem duvida, sabe-se que ele atua. Os efeitos aparecem de maneira sutil. Muitas vezes pensamos que ele não esta atuando, mas se nos conectamos bem, sentiremos que ele esta realizando sua tarefa. Cada um precisa fazer as suas próprias experiências e descobertas. Com o tempo e a prática a consciência se desenvolve mais, e passamos a sentir melhor a sua presença. 
As mudanças que ocorrem no plano exterior, habitualmente são sinais de que internamente algo se pós em movimento. O Reiki age como um catalisador ou acelerador; os velhos padrões passam a ser arrastados pelo fluxo da energia. A forma de atuar e a rapidez pode diferir de pessoa para pessoa.
Quando permitimos à energia fluir livremente através de nós, ela pode dissolver antigas costumes, pensamentos, bloqueios, obstáculos etc.  Nesse sentido, o Reiki pode ajudar nas mais diversas situações do dia a dia. Ele pode relaxar, diminuir o stress, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a energia vital; promove o equilíbrio e a harmonia interna,  desbloqueando fluxo energético; facilita a eliminação de toxinas, negatividade., ajudar a encontrar um outro trabalho, etc.
No entanto, o mais maravilhoso é que há uma transformação profunda que é muito mais do que uma mudança de circunstancias de vida. Ela se realiza no nosso coração e em nossa alma. É o despertar para uma consciência maior, para uma profunda conexão com nos mesmos.
Para mim o Reiki é um amigo que quando invocado sempre esta disponível. É um facilitador maravilhoso do processo evolutivo das pessoas e, por tanto, da sua espiritualização, da busca pelo auto-conhecimento e do Eu Interior.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário