9 de fev. de 2018

Aquário: a construção de uma nova sociedade a partir da tolerância



Dia 15/02/18 
 Florescer a Luz das Estrelas de Aquário
com um novo filósofo.
Venha participar


AQUARIO: A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE A PARTIR DA TOLERÂNCIA


Em 16/02/17 – Realizamos o primeiro Florescer a Luz das Estrelas do signo de AQUÁRIO. Eis aqui um pequeno resumo do que foi trabalhado.

Chegamos ao penúltimo signo do zodíaco. No Caminho da Vida,  estamos próximos do ápice. Depois de ter construído e estruturado em Capricórnio, é hora de distribuir com a humanidade todo o fruto da conquista. Em Aquário, serão divididos com todos os seres os conhecimentos e a sabedoria até aqui adquiridos. É hora de nos abrirmos em direção ao coletivo, sem perder nossos limites e fronteiras individuais, de derrubar as barreiras da intolerância intelectual, preparando o caminho para um estado de afetuosa cooperação.  
Aquário traz em si a capacidade de distanciar-se de qualquer questão e abordá-la a partir de ângulos diferentes sem perder de vista a unidade das coisas. Traz a idéia de que os avanços no conhecimento só podem ocorrer quando existe capacidade de respeitar abordagens diferentes e abandonar temporariamente um ponto de vista para encarar uma questão sob  outro ângulo.
Os grandes perigos de aquário é a arrogância e a intolerância, que podem se traduzir na recusa a assumir seu compromisso, na obsessão com o próprio jeito de ser que  leva a ignorar ou a desprezar as qualidades e talentos do outro, não entendendo as diferenças e ridicularizando o outro.
O filósofo Norberto Bobbio, em um de seus textos, apresenta razões pelos quais nós deveríamos ser tolerantes. Ele apresenta argumentos com diferentes bases, entre elas o próprio egoísmo (devemos ser tolerantes para que os outros também o sejam conosco), até compromissos éticos (é um dever aceitar que o outro determine sua própria vida). Bobbio vai mais longe: a tolerância não é apenas uma atitude pessoal, ela é a forma como a humanidade se desenvolve. É somente a partir da aceitação do diferente é que podemos modificar aquilo que achamos errado ou que não gostamos. Todo aprimoramento é uma forma de mudança; é portanto, uma abertura aquilo que é diferente. Estar aberto ao diferente é exatamente a tolerância. 

Dessa forma, a tolerância se torna mais do que uma ação para com esta pessoa ou aquela característica, mas uma própria forma de compreender o mundo  - afinal, o que é o mundo senão aquilo que é diferente de mim mesmo?No entanto, tolerância não é o mesmo que indiferença. Neste caso, eu simplesmente ignoro o outro. A tolerância não é uma aceitação fria, ela significa um diálogo, significa enxergar e ser capaz de se relacionar com o outro. 

Aquário é inteligente, ágil e rápido, tem facilidade para fazer amigos, e os tem em grande quantidade. Sabe que só a Fraternidade, a tolerância,  a solidariedade, a aceitação do outro, do diferente, trará efetivamente um progresso benéfico para todos os Seres Humanos. Na amizade, cristalização do nosso encontro com o “outro”,  identifica-se com quem comunga de seus ideais, mantendo sempre sua liberdade e independência. A Fraternidade nos possibilita uma perspectiva multifacetada, que reforça a idéia de unicidade de todas as formas de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário