15 de out. de 2017

Florescer de LIBRA - dia 19/10/17

Libra é o signo oposto complementar de Áries, sendo assim, precisa estar preparado para se relacionar com o Outro, com o intuito de trazer o conflito à tona e resolvê-lo de forma inusitada, usando o intelecto para fazer um acordo com o oponente. Possui calma e equanimidade com a força e coragem de Áries.
Em Libra, atestamos nossa existência.Isso porque o Outro é o único referencial possível de nossa existência. Apenas podemos saber que estamos vivos e aqui se houver alguém que ateste esse fato, senão seremos como Robinson Crusoé, perdidos em uma ilha deserta, sem ninguém para se lembrar de nós, sem ninguém para confirmar que existimos.
Para o filósofo Lévinas, o outro é o princípio da ética, que por sua vez deveria ser a filosofia primeira, isto é, a base para pensarmos qualquer relação com mundo. Toda a consciência que  temos de nós mesmos, toda a atividade e concretização do projeto de nossas vidas, implicará sempre a existência de alguém ou, no mínimo, de um ambiente que sirva de referência e tela de projeção e ressonância de nossos sentimentos, qualidades e expectativas. O outro é um ser inteiro que nós, individualmente, jamais conseguiremos reduzir e
compreender integralmente. A grande descoberta é que somos completos e as pessoas com quem nos envolvemos vêm nos mostrar isso, pois o que descobrimos nelas e através delas, na verdade, já existia dentro de nós mesmos. Só assim podemos perceber a “totalidade” em nós. Só podemos perceber o Outro até o limite de nossa própria consciência, apenas percebemos nele aquilo que potencialmente já existe dentro de nós. Isso está longe de ser uma desculpa para empurrar sobre o outro aquilo que penso dele, mas ao contrário, essa é uma noção de respeito: o outro não é o mesmo que eu e eu não sou o mesmo que o outro, e é a partir dessa consciência que sou capaz de agir com o outro, de um modo melhor, mais eficaz e mais ético do que poderia fazer sozinho.                              
Libra, um signo, cooperativo,harmonioso, equilibrado e justo,   ensina-nos a buscar  nosso complemento, a buscar no Outro  a motivação para a nossa exploração interna.  Talvez seja essa a motivação mais profunda e bonita de nossa existência.
Sua energia é preparada para iniciar uma discussão e não para ceder diante do outro, como normalmente imaginamos. Tem como objetivo refinar os relacionamentos, buscando acordo através da compreensão. Como agente de paz, negocia brigas e discussões, promovendo a harmonia de forma construtiva. Sabe que a paz não é um cessar fogo, mas um modo de ser dinâmico e vital que exige inspiração, criatividade e empenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário