28 de ago. de 2016

Eclipse

            “Desaparecimento de um astro pela interposição de um corpo celeste entre ele e o observador ou entre o astro e o Sol que o ilumina” ( Koogan/Houaiss). Ocultamento Desaparecimento momentâneo. Obstrução/enfraquecimento de luz. Desmaio. Esquecimento.
            Os antigos responsabilizavam esse fenômeno pelas catástrofes ocorridas. Indício de mau presságio. Até hoje pensa-se que o apagar de luzes pode trazer consequências insuspeitas.
            Os eclipses ocorrem em ciclos regulares. São mais frequentes do que se pensa e não são necessariamente portadores de eventos catastróficos. Ocorrem pelo menos dois a cada ano. Envolve o Sol, a Lua e a Terra..
            O significado decorre do próprio simbolismo astrológico do Sol, da Lua e da Terra: Ser humano se debate no centro  do seu ser, entre essas duas inclinações: a aventura e a exploração do desconhecido e a segurança do que já conhece. Sol e Lua esses dois polos conduzem o fio da história humana coletivamente e na vida privada.. A terra representa o presente, a realidade concreta e as condições e necessidades atuais, é o que nos está disponível.
            Nos eclipses, um desses: Sol, Lua e Terra, obscurece temporariamente o outro, sugerindo tempos e áreas em que o passado, o presente e o futuro se enfrentam num diálogo impactante. O que vai permanecer, o que vai emergir e o que vai desaparecer é decidido no instante em que o eclipse acontece. Todo eclipse decido algo.

Eclipse Solar Parcial do dia 01 de setembro de 2016

Eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, impedindo que parte dos raios de Sol atinja a Terra. Será Total se o observador não puder receber nenhum raio do Sol; caso parte do Sol continue visível o Eclipse é parcial. Se a parte do Sol encoberta pela Lua for o seu centro, restando um anel brilhante em torno de um centro o eclipse é Solar anular. Ocorre sempre na lua nova.
 O Sol oculto e a sombra da Lua cairá sobre alguma faixa da Terra, por isso é visto de maneira diferente dependendo do ponto de observação da Terra. No drama passado x futuro a vedete é o passado. Comum ressurgimento de relacionamentos, sentimentos, idéias e atividades que pareciam já ter desaparecido. Velhos hábitos, recordações e volta ás origens. Moda antiga, conceitos e comportamentos culturais do passado voltam a ocupar o cenário, político, cultural e social. Época da revival. Bons tempos aqueles. O que era parece muito mais satisfatório do que é ou do que poderá ser. Setor do mapa astral são os mais vulneráveis a serem recondicionados pela teia do passado. São também fontes de resgates de tesouros de nosso passado.
Esse eclipse acontecerá no signo de Virgem que está com sua energia muito ativada. Se fizer aspecto com algum planeta do seu mapa astral natal afetará bastante a área do mapa que o eclipse cai. No mapa do Eclipse solar (01/09/2016 as 6h04) teremos o Ascendente, a Roda da Fortuna, Júpiter, Mercúrio e o Nodo Norte todos no signo de Virgem. É preciso tomar cuidado com as críticas, com uma racionalização excessiva e com a exigência de perfeccionismo. Não é hora para apontar o dedo para os possíveis culpados. É hora de valorizar as conquistas realizadas, adotar um olhar mais abrangente diante da vida e se preparar melhor para novas conquistas. É hora de aprimorar, aperfeiçoar e purificar, através de ensaio e erro, do treinamento e da repetição..
A grande tarefa de Virgem é a reimplantação da ordem algum dia profanada, aperfeiçoando a si própria e ao mundo que a rodeia. É capaz de ser pura e purificar tudo o que toca, administrando e canalizando de forma adequada as energias do Universo. Deve realizar o processo de preparação e elaboração do crescimento individual, purificando os “ruídos” na comunicação com o Todo. Para isso, torna sua vida repleta de pequenas liturgias ou rituais com função de  aproximar-se de sua natureza divina, da manifestação de Deus em cada um de nós.




.



Nenhum comentário:

Postar um comentário